Vitamina E – a Vitamina da Fertilidade.

8 jan • ANTI AGING5 comentários em Vitamina E – a Vitamina da Fertilidade.

Nossa próxima vitamina é a vitamia E – tocoferol.

É uma vitamina essencial, uma vez que não a produzimos no nosso organismo. Tem sua grande importância por ser outro poderoso antioxidante, especialmente capaz de proteger o organismo contra as espécies reativas de oxigênio formadas pelo metabolismo ou encontradas no meio ambiente.

É conhecida também como a vitamina da fertilidade ou antiestéril, uma vez que sua deficiência leva a problemas de fertilidade tanto em homens como em mulheres. Esta também relacionada a terapias antienvelhecimento pela sua propriedade de retardar o envelhecimento celular protegendo as células dos agressores do metabolismo. A presença de vitamina E, portanto, determina a suscetibilidade das membranas sofrerem com o dano provocado pelos radicais livres.

Pela sua característica de lipossolubilidade, é capaz de agir na membrana celular, o que facilita o reparo na própria membrana e no meio intracelular. Os danos oxidativos que ocorrem nas células pelos radicais livres já são objeto de estudo e considerados responsáveis ou relacionados a várias doenças. Juntamente com a vitamina C, a glutationa e os carotenóides, a vitamina E forma um dos principais mecanismos de defesa endógena do organismo.

 O estresse do exercício leva à formação de uma grande quantidade de radicais livres o que justifica o uso dos antioxidantes em esportistas.

 A  falta de vitamina E pode causar diversos sintomas, como os listados abaixo.

  •  Queda de cabelo, pele e cabelos ressecados e quebradiços.amêndoas-e-avelã-são-ricas-em-vitamina-E (1)
  • Cansaço excessivo,  desânimo, insônia, distúrbios do sistema nervoso.
  • Problemas cardiovasculares: taquicardia, Infarto do miocárdio.
  • Doença vascular periférica, tromboflebite.
  • Anemia macrocítica.
  • Problemas relacionados a fatores da coagulação sanguínea, trombose venosa, embolias.
  • Má absorção intestinal.
  • Arteriosclerose.
  • Problemas no aparelho reprodutor dos homens e mulheres, abortos, síndrome do climatério, infertilidade.
  • Tendinite.
  • Cãibras, distrofias musculares.
  • Dificuldades na cicatrização.

 

1319212784vitaminaE846953_c (1)

A vitamina E está presente em alimentos como cereais, o óleo de sementes, frutas secas, gema do ovo e  fígado. Um adulto saudável deve ingerir, diariamente, 8 a 30 mg de vitamina E, o que significa de 2 a 6 castanhas do Pará por dia, por exemplo.

Os efeitos tóxicos, pela hipervitaminose da vitamina E são raros e podem ser irritação na pele, após aplicação tópica, ou irritação no local da injeção intramuscular.

thVitaminaE (1)

 

A vitamina E também melhora a absorção da vitamina A no trato gastrointestinal.

A vitamina E não engorda, pois não está envolvida no metabolismo energético. Entretanto, como é encontrada nos alimentos mais gordurosos, como azeite, óleos, carnes gordas, nozes e castanha do Pará, que são alimentos muito calóricos, quando consumidos em excesso, podem favorecer o ganho de peso.

OBSERVAÇÃO: TODO USO DE MEDICAMENTOS DEVE SER PRESCRITO PELO MÉDICO RESPONSÁVEL E MONITORIZADO PERIODICAMENTE COM EXAMES LABORATORIAIS. POR MEDIDAS DE SEGURANÇA, CONSULTE O SEU MÉDICO E VEJA A NECESSIDADE DA SUPLEMENTAÇÃO PARA VOCÊ E SUA DOSE INDIVIDUALIZADA!

 

 

5 Comentários para Vitamina E – a Vitamina da Fertilidade.

  1. Mel disse:

    Patrícia, você sabe me citar alguma marca de Vit C “slow release” mais fácil de encontrar em BH? Tipo Drogaria Araújo ou lojas do ramo?
    Obrigada!
    PS.: tentei comentar no próprio post sobre a vitamina C e não consegui. Apareceu “comentário repetido”.

  2. Andrea disse:

    Normally I do not read post on blogs, however I would like to say that this write-up very pressured me to try and do so! Your writing style has been surprised me. Thanks, quite great article.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − onze =

« »