Luteína – um poderoso antioxidante no combate ao melasma

18 nov • COSMÉTICOS82 comentários em Luteína – um poderoso antioxidante no combate ao melasma

A Luteína, também chamada de lipocromo, é um carotenóide, de tonalidade amarelo-limão, presente em vegetais, frutas, na gema do ovo e no milho.

Recentes pesquisas afirmam que este poderoso antioxidante é um “protetor” das plantas contra a fotossensibilização da clorofila presente nelas. Desta idéia outros ramos de pesquisa surgiram e vieram a confirmar o papel da luteína como antioxidante e protetor de membranas celulares e DNA.

Já sabemos que os nutricosméticos são uma grande arma para a prevenção do envelhecimento, muitos deles combatendo os danos solares, diminuindo a agressão ao DNA das células da pele.

Os benefícios da luteína para a pele começaram a ganhar popularidade há 6 anos, quando a revista científica americana Skin Pharmacology and Physiology, publicou um estudo que descrevia as propriedades protetoras do DNA celular pela luteína. Propriedades essas especialmente importante quando o assunto é o melasma, que nada mais é do que o excesso de pigmentação cutânea causada pelo dano ao DNA da célula pela radiação ultravioleta do sol. Não só do sol, mas também dos raios ultravioleta emitidos pela tela do computador, lâmpadas fluorescentes e TV. Além do dano ao melanócito, ocorre dano também ao fibroblasto, célula produtora do colágeno responsável pela firmeza da pele, viço e textura.  Assim, as propriedades da luteína, para surpresa de muitos, não se limitaram à prevenção do melasma, mas também a hidratação da pele, firmeza e elasticidade. A característica de diminuir a inflamação e a imunossupressão induzidas pela radiação ultravioleta nas células da derme e epiderme faz com que seja também, secundariamente, um protetor contra o câncer de pele e o envelhecimento precoce. Além disto, ajuda a reconstruir as membranas celulares danificadas por esses agentes agressores externos.

IMG_6662

Já conhecida da oftalmologia há alguns anos, é também usada para a prevenção e tratamento da regeneração das membranas oculares da retina e da mácula, especialmente no manejo da degeneração macular da idade.

Após o inicio do uso da pílula, os resultados no clareamento das manchas começam após o 2º mês de uso.

A luteína esta presente em:

Vegetais: espinafre, couve-flor, ervilha, brócolis, cenoura

Frutas: laranja, mamão,pêssego e kiwi,

 

82 Comentários para Luteína – um poderoso antioxidante no combate ao melasma

  1. grazielle disse:

    Boa tarde Dra. Patricia , qual desses produtos indicados tem mais eficácia?

  2. euzi sales disse:

    nossaa meu trauma,melasmas adorei as informaçoes
    consigo comprar sem receita ?sera´q é caro?

  3. Claudia disse:

    Olá gostei muito destas informações, estou desesperada com manchas no rosto, ja fui a 3 dermatologistas e até agora não obtive resultados satisfatórios usando ácidos no rosto, confesso que não sei mais o que fazer

  4. euzi sales disse:

    luteina manipulado tem a mesma efica´cia?

  5. Camila Oliveira disse:

    Conheço os produtos OENOBIOL, pode, comprar sem medo, o efeito é eficaz, Excelente!!!….

  6. Juliana Franklin disse:

    Olá Dra Patrícia! Adoro suas dicas, estou usando reaox e a minha pele já mudou muito.
    Esta mais hidratada, sem manchas, estou impressionada.
    Obrigada. Bj.

    • Serio?! que otimo!! é impressionante mesmo.. algumas pessoas não Vêm tanta diferença, outras ja vêm mudanças rapidamente. que bom que sua pele se adaptou logo! grande beijo! apareça depois! e o sculptra? tudo certo??
      beijao e feliz 2014!

  7. Carmem disse:

    Olá Dra. Patrícia! Lhe descobri no insta e estou amando todas suas informações e dicas!!!! Vc parece ser uma pessoa muito bonita, não só por fora…. Queria muito uma opinião sobre um tratamento contra o melasma, sou de Goiânia e agendei uma consulta com médico que trata o melasma com o Spectra…. Busquei na internet informações e fiquei bastante confusa e insegura. Pois algumas pessoas falam super bem do tratamento, já outras falam que as manchas aumentaram depois… Nossa, sofro muito com o melasma, uso protetor diariamente, uso ácidos, faço peelings, tudo com acompanhamento medico, mas ate hj não tive sucesso… Fiquei com uma esperança com esse Spectra… por favor me dê sua opinião!!! Muito Obrigada!

    • ola Carmem! obrigada pelo seguir e curtir! devo tudo a vocês, queridas pacientes, mesmo que sejam virtuais!! olha, quem tem melasma, tem mesmo é que se conformar e usar clareadores leves, de uso continuo e muuuito protetor solar. Eu gosto do spectra como um amenizador do melasma. Jamais para a cura, que ainda nao existe. o spectra fará as vezes de um peeling. as sessões seriadas vão gradativamente destruindo e desfragmentando o pigmento da pele e gradativamente clareia. Mas não resolve todo o problema. outra importante questão é a forma como se manipula o aparelho. O médico responsável deve ter vasta experiencia para não usar uma potência maior do que o que sua pele suporta, senão pode haver realmente piora do melasma. grande beijo! manteremos contato! Patricia

      • Carmem disse:

        Muito obg Dra Patricia pelo retorno!!! 🙂
        Pelo menos tenho esperança de amenizar né!!! Um grande beijo e depois conto como foram minhas sessões… Um ótimo 2014! Luz e bênçãos!!!

  8. Cristina disse:

    Olá Patrícia! A ingestão é uma pílula diária? Há contraindicações? Abração!

  9. Rosemeire Araujo disse:

    Boa tarde!!!

    Vi vários depoimentos e me interessei , tenho melasma ja fui em varios dermatologistas e nada ja usei remédio manipulado, triluma , suavicid e vitanol 01 estes 2 ultimos foram por minha conta….minha pele estava bonita mas de uns dias pra ca está horrivel, fui para a praia no reveillon e passei protetor mas mesmo assim minha pele ficou muito manchada ……..uso protetor 60 recomendado pela dermatologista . Vc pode me ajudar?
    Abç

  10. IANA SILVA disse:

    Olá doutora Cristina,Luto com melasma a 5 anos,ja fui a varios
    dermatologista q nao deram nenhum resultado,tenho
    manchas nas bochecha q fica maiores a cada dia
    mesmo eu tomando cuidado e usando o protetor direto nada da jeito,
    Comecei usar a luteina20mg essa semana,quanto tempo ela
    começa a clarear as mancha?obg

    • ola Iana,
      importante esclarecer, a luteína não clareia as manchas, mas ajuda na proteção da pele e em uma possível piora dos melasmas diante das agressões externas.
      acho que o uso de bons clareadores e a proteção solar adequada ainda são as medidas mais eficazes para se controlar o melasma… Cura? Sabemos que não existe…
      Sempre à disposição!
      Patricia

  11. Márcia disse:

    Olá
    Uso 2x por semana vitanol, passo clarifiant manhã e noite e vou comprar luteína.
    Fiz redução de estômago e tomo ABC Plus todos os dias, tô super, hiper, mega flácida.
    Sempre tive cabelos e unhas fracas, agora então…
    Para piorar não posso já usei muita hidroquinona, resultada vc já sabe…não posso mais usar (manchinhas brancas).
    Dermato me indicou: Exsynutriment 120 mg, bio artic 100mg, glycoxil 200mg, excelen 200 mcge resverastrol trans 20 mg. (Não me adaptei à medica e estou procurando outra)
    Moro no ES, ou seja, não posso vê-la.
    Pergunto:
    Usar fórmula da dermato, ABC plus, Teína?
    Tem algo para me “ajudar” com flacidez (colágeno?)?
    Usei 3 frascos de clarifiant tem algo para mudar (outros clareadores)?
    O que vc pode me indicar on line?
    Como te sigo no instagran?
    Bjs

    • ola minha queria.
      meu perfil no instagram é patricialeitenogueira
      segue la.
      sobre a flacidez por grandes emagrecimentos, eu diria que é algo grave mesmo e de dificil correcao.
      nao acredito nos colagenos em po, pois nao ha nada realmente comprovado sobre sua eficacia nos tecidos conjuntivos.
      eu continuaria com a teina sim, e com a formula que sua dermato prescreveu. gosto muito dos componentes.
      sobre o oenobiol, use o magnifique cabelos e unhas e tambem o femme 45 + antiedad.
      quanto ao clareamento de pele gosto muito do scarguard lightner MD da caixa verde. o potencial clareador é mais alto do que os disponiveis no mercado brasileiro.
      sempre à disposicao!
      beijos

  12. Márcia disse:

    Qual dos oenobiol é mais indicado para mim.
    Ver comentário anterior.

  13. Renata disse:

    Olá! Eu só encontrei para compra o da Sundown Naturals, ele é bom? Estou usando ele e o Helioral da Heliocare juntos. Estou fazendo tratamento com Roacutan e tenho a pele muito branca e num discuido meu. Apenas um dia exposta ao sol sem protetor solar apareceu o melasma. Como no momento não posso usar ácidos e laser devido ao uso da isotretinoína estou usando estes dois comprimidos, junto com protetor solar 60 da Lá Roche-Posay. O único produto que a dermatologista deixou usar no momento para ajudar a clarear a pele foi o Blancy. Estou gostando, tem clareado de fato, mas só as outras partes, o melasma não… Estou aguardando o fim do tratamento com a isotretinoína para usar outros recursos.

  14. Márcia disse:

    Meninas, recebi a dica do @torquatto, me senti top com a ajuda dele, anotem:
    Pele limpa
    primer
    base
    CORRETIVO ROSA NO MELASMA (TESTA, MAÇAS E ETC)
    após, corretivo no seu tom de pele
    Eu uso e disfarça bem.
    Bjkas

  15. Márcia disse:

    Onde compro no Brasil p oenobiol 45 + antiedad e o sacarguard lightner MC?
    Dra. Patrícia,
    1. ABC Plus,
    2. Exsynutriment 120 mg, bio artic 100mg, glycoxil 200mg, excelen 200 mcge resverastrol trans 20 mg
    3. Oenobiol manifique
    4. Oenobiol feme 45 + antiedad
    Ainda usar o Oenobiol velutè?

  16. sandra disse:

    Ola tomo selene para acne porem tive bastante resultado porem estou com melasma seria fruto do tal selene? quero começar tratamento p/ melasma para obter melhor resultado terei que parar de tomar selene. OBG

  17. Fabiula Paz disse:

    Bom dia Doutora, estou desesperada, acho que minha melasma é a mais profunda, já fui em 2 dermatologista sempre passam a mesma coisas, produto para usar a noite, já usei de tudo, vitanol 1% , pomadas a base de hidroguinona + tritinoina produtos para descamar a pele, mais a minha pele nem se quer descama, é como se eu não passasse nada,
    depois de ler sobre a luteina vou começar a tomar. me ajuda, não tenho como consultar com você, pois moro muito longe, moro em Araguaina, no estado do Tocantins

  18. daniele disse:

    tenho foliculite nas costas e no bubum, o drematologista me receitou acido azelaico e reaox, a sehora acha q vou obter melhoras?

  19. Andreza disse:

    Tenho melasma e rosácea sera que o uso da luteína ajuda tb na rosácea.

  20. Viviane disse:

    Olá Dra Patricia, gostaria de saber se esses produtos tem alguma contra indicação em gestantes. Estou fazendo a fiv (fertilização in vitro) e desde então meu melasma piorou muito, mesmo eu tomando todos os cuidados com filtro solar, sessões d espectral e ácido tranexamico. Obrigada e bj

  21. Claudia disse:

    Tenho a pele muito manchada e estou tomando suplemento de luteída ha 2 meses, já com resultados. Teho comprado numa loja de supelemntos importados, segue a dica, http://www.divaspashop.com

  22. ANA CAROLINA BRAGA MOURA ALVES disse:

    olá Dra Patrícia

    Vc atende em qual cidade?

    Abraços

  23. Elisangela disse:

    Boa noite!
    Dra Patricia,

    Gostaria de saber se posso usar o Sundown Naturals Lutein OPT?Se ele tem a mesma eficacia que os outros?

  24. Lany disse:

    Boa noite, Dra. Patricia Leite!

    Gostaria de parabenizá-la pelo excelente blog!
    Estudo Estética na Univ. Braz Cubas em Mogi das Cruzes/SP e o meu PSIU (TCC) é sobre Melasma.
    Este artigo é simplesmente fantástico, pois me ajudou muito!!

    Muito obrigada e novamente, parabéns pelo blog, rico em diversas informações.

    Bjos Lany.

  25. Katia disse:

    Dra. eu tenho 34 anos, tenho já a bastante tempo acne, já fiz tratamento com Roacutan e logo depois de alguns meses fiz vários pilings para clarear as machas deixadas pela acne. Mais depois de 6 meses as acnes começaram a aparecer novamente. Tornei a repetir o tratamento só que agora com a medicação chamada Isotrat tomo 40 mg dia.
    Uso:
    Pprotetor solar: La Roche Posay Uniiant fator 50
    Maquiagem: Adcos base e pó compacto ambos com filtro solar.
    Tomo: Helioral de dois a três comprimidos dia. Não me exponho ao sol de forma alguma nem a praia vou. Mais infelizmente um belo dia amanheci com Melasma sou de pele bem branca e ficou bastante em evidencia em meu rosto.
    Conversei com minha dermatologista que por conta do tratamento ainda não ter terminado passou Solaquin a noite somente nas manchas do melasma.
    Obs: Não faço uso de anticoncepcional já uns 3 meses suspendi por conta de ser um fator muito grande para contribuir mais e mais nas manchas.
    Estou usando já a três dias o Solaquin.
    Estou em duvida se mesmo com tudo isso que faço para controlar o Melasma ainda posso fazer uso de:
    Reaox e Pycnogenol ou não ira fazer diferença?
    Gostaria de saber também como me proteger sa luz do computador que já do meu carro troquei as peliculas todas com proteção UVA e UVB até na frente no para brisa coloquei.
    Ou seja estou me sentindo totalmente protegida mais acho que ainda existe um fator que não estou tomando cuidado e esta causando as machas de melasma em meu rosto.

  26. Edineia disse:

    Olá! Olha foi muito bom o uso da luteina Lutein . Minha pele clareou bastante . Obrigada pela dica . Abraço.

  27. KELLY disse:

    Olá, iniciei o uso do roacutan e com a sensibilidade da pele apareceu o melasma, minha dermato mandou suspender o uso e iniciamos o tratamento para as manchas. Estou fazendo uso do Flebon 50mg 3x ao dia, Vitacid Plus e Clarifiant + protetor a cada 2hs. Li muito sobre o assunto e por conta própria vou usar a Luteína para a prevenção e ajuda. Minha pergunta é, estou no caminho certo para o sucesso no clareamento das manchas?

    • ola Kelly,
      a luteina é mais um coadjuvante, mas nao passa ne perto da cura, que infelizmente ainda nao existe….
      é importante nao descontinuar o tratamento e evitar a exposicao ao sol na face a qualquer custo..
      depois me conte os efeitos observados com a luteina!
      beijos, Patricia

  28. Graziela disse:

    Oi Dr Patricia,
    Vou marcar uma consulta com vc. Tenho melasma e uso o diu mirena. Por tudo que já li sobre melasma um fator da causa são os hormônios presentes nos anticoncepcionais. . Vc pode me dizer se o mirena causa melasma, ja que sua dosagem de hormonio é muito pequena? Obrigado.

    • ola Graziela, nao ha estudo que comprovem que a quantidade de hormonios existente no mirena cause melasma… Sabe-se que entre outras causas, eles independente se sintéticos ou nao, contribuem com a formação do melasma cuja fisiopatologia é bem ampla e complexa! beijos!

  29. Graziela disse:

    Oi Dr Patricia, vc poderia me passar um filtro solar que vc indica em caso de melasma? Foi p praia e estou muito preocupada com as manchas. Comecei a tomar luteína depois que conheci seu blog. Vc tem mais algumas dicas para indicar no caso de proteção em praia? Obrigado

  30. Danilo disse:

    Olá Dr. Patricia, como vai?
    Estou entre a pequena % de homens com malasma, não gosto delas, faço de tudo para não tirar fotos, isso me incomoda muito pois ela fica bem na “maçã” da minha face, na bochecha e quando tiro fotos elas ficam em evidências… Gostaria de saber se existem tratamentos específico para homens ou os tratamentos acima indicado por algumas pessoas e aprovado por vc tbm são indicados para homens ?
    E qual é o melhor filtro solar facial ???
    Desde já muito obrigado….✌

    • Patrícia Leite disse:

      ola Danilo! vamos agendar uma consulta presencial? o controle do melasma exige controle metabólico, hormonal, qualidade de vida, tratamentos em consultório e orientacoes quanto a cuidados domiciliares!Caso deseje, agende uma consulta comigo pelo (31)25122172 para conversar pessoalmente. Abraço, Patricia

  31. Fernanda disse:

    Dra. Patrícia gostaria de saber qual a diferença entre a luteína de 10mg e a de 20mg, se há um fator maior de proteção relacionado a dose (mg)? A indicação correta é uma cápsula antes do almoço?

  32. luiza. Nogueira disse:

    Dra Patrícia, a luteina ajuda na proteção de manchas brancas? Estas de sol.

    • Patrícia Leite disse:

      nao… para essas ainda não ha solução. são chamadas LEUCODERMIAS! também se devem ao excesso de exposicao ao sol! o ideal ‘e proteger-se desde cedo! Patricia

  33. geisce disse:

    Drª Patricia, boa tarde!!! A Luteina tem como ser manipulada? Ela seria melhor ou mesma coisa que o OLi Ola???
    Obrigada

    • Patrícia Leite disse:

      ambos sao antioxidantes e eu uso uma combinação dos dois. vale a pena conversar com seu medico sobre isto e saber a dose e a combinação de compostos ideal para o seu caso!Caso deseje, agende uma consulta comigo pelo (31)25122172 para conversar pessoalmente. Abraço, Patricia

  34. cris disse:

    E em relação aos peelings químicos? Aconselha? Pioram a mancha?

    • Patrícia Leite disse:

      ola Cristiana! o controle do melasma exige controle metabolico, hormonal, qualidade de vida, cuidados em consultório e orientações para cuidados em caso. existem peeling excelentes e de modo geral, quando bem executados, melhoram manchas de pele e textura!Caso deseje, agende uma consulta comigo pelo (31)25122172 para conversar pessoalmente. Abraço, Patricia

  35. alex disse:

    Dra. Onde fica seu consultório. Sói do rio de janeiro… Estou tomando flebon. Ele ajuda melasmo?

  36. Adriane disse:

    Olá, amo as suas explicações sobre o bendito melasma, minha dúvida é o seguinte: todos os anticoncepcionais contribuem para o desenvolvimento e aumento do melasma? Sendo que o meu melasma surgiu após o uso de um ácido forte que deixou minha pele mto irritada.
    Qual a diferença entre luteína e helioral?
    Muitíssimo obrigada!

    • Patrícia Leite disse:

      sim… todos eles…
      a hiperpigmentacao pos inflamatoria tambem piora e causa o melasma… parece que foi o que vc teve com esse peeling forte! a luteina ‘e UMA DAS substancias com ação protetora da pele. o hélio oral contem outra substancia, que também tem este efeito. gosto das duas! beijos
      Patricia

  37. Luciana disse:

    Oi Dra Patricia, tenho uma duvida, eu parei com a pilula faz 8 meses e a oleosidade e acne vieram com tudo entao minha dermato falou em tomar roacutan 1 vez por semana p dar uma controlada e ajudar no antienvelhecimento tambem. gostaria de saber se posso usar junto o acido tranexamico, pois estou querendo experimentar para o melasma? muito obrigada

    • Patrícia Leite disse:

      pode sim, um medicamento não interfere na ação do outro.
      acho roacutan uma vez na semana muito pouco. o ideal são três…Caso deseje, agende uma consulta comigo pelo (31)2512217 para conversar pessoalmente. Abraço, Patricia

  38. anny disse:

    oi dra. sofro com melasmas a decadas. nao tomo anticoncepcionais a varios anos, nao me exponho ao sol, e as manchas so pioram. ja usei de tudo e so amenizam, basta parar com o uso e tudo volta ainda pior. fui num dermatologista e ele queria usar o laser de co2. mas tenho medo de piorar ainda mais, se é que tem como piorar. oque a dra me diz??

    • Patrícia Leite disse:

      o laser de co2 ‘e totalmente contra indicado para mulheres que sofrem do melasma. não faca! de jeito nenhum! o controle do melasma ‘e difícil e delicado. envolve cuidados gerais com a saude em geral, qualidade de vida, uso de medicamentos topicos de forma controlada, e também de alguns antioxidantes.Caso deseje, agende uma consulta comigo pelo (31)2512217 para conversar pessoalmente. Abraço, Patricia

  39. daira disse:

    Essas manchas são causadas por anti- contraceptivo de qualquer tipo, seja comprimido injeção, ou pilula do dia seguinte ou qualquer comprimido que tenha a mesma composição, eu tomava injeção para não menstruar, parei 3 meses porque faltou nas drogarias e as manchas apareceram ai eu parei de tomar, mas nenhum médico irá revelar isso, porque já pensou se todas as mulheres parem de tomar! Mas é um desrespeito com a saúde da mulher.

    • Patrícia Leite disse:

      ‘e um super desrespeito com a saúde da mulher sim…. a pílula não causa somente manchas,…. Este efeito ‘e o menor deles! infelizmente, para uma pais subdesenvolvido com o Brasil, a pílula ainda representa um poderoso controle de natalidade, e uma “libertação” sexual para a mulher… Mas se a populacao em geral e os médicos também fossem um pouco mais cultos e intelectualizados, ja teria deixado de ser…. Existem outros metodos bem menos maléficos! obrigada pelo contato! Patricia

  40. Manuella disse:

    Gostaria de saber se a luteína manipulada tem o mesmo efeito da industrializada, aquela comprada em farmácia.
    Agradeço.

    • Patrícia Leite disse:

      confesso nao saber lhe responder exatamente. Mas acho que dependendo da manipulação, sim. como vivemos em um pais onde muito pouca coisa ‘e confiável, sugiro bastante cautela! beijos
      Patricia

  41. Oriane Magalhães braga disse:

    Dr parabéns pelo seu blog!!

    • Patrícia Leite disse:

      Obrigada! Fiquei um tempo sem postar, envolvida em outros projetos, mas agora voltei com forca total e publicarei muitos assuntos e textos de relevância para quem busca informações sobre qualidade de vida e beleza! obrigada por acompanhar!!! Patricia

  42. Sueli disse:

    Quero saber se ele ajuda no cresci-mento do cabelo

    • Patrícia Leite disse:

      Nao conheço estudos específicos que relatem essa ação. ela atua na proteção do dna celular, e tem um papel importante da prevenção de manchas por exposição exagerada ao sol. beijos. Patricia

  43. Adeilda francisca disse:

    Faço tratamento. Do melasmo já faz cinco anos tempos bons outros nem tantos agora usando luteína vejo q a pele esta mais bonita….queria encontrar em são. Paulo o acido tranasamico sabe me indicar onde Doutora patricia

    • Patrícia Leite disse:

      ola Adeilda, nao sei quem faz este tratamento em SP.Caso deseje, agende uma consulta comigo pelo (31)2512217 para vamos conversar pessoalmente. Abraço, Patricia

  44. Kezia disse:

    Olá Dr Patrícia tenho melasmo e já usei hidroquinona,uso protetor e estou usando óleo rosa mosqueta só q não tô tendo resultados oq devo fazer, vc acha q esse medicamento pode funcionar obrigada pela atenção.

    • Patrícia Leite disse:

      ola! a luteína é apenas um coadjuvante na luta contra o melasma… Há outros tratamentos também! Vamos agendar uma consulta? 2512 2172. Teremos prazer em atendê-la!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − 7 =

« »